NOSSAS
2017
DOCUMENTÁRIO INSTITUCIONAL
16min.

Em meio à maior crise política da história, um laboratório de ativismo está aproximando cidadão e poder público através da tecnologia no Brasil.

A Maranha viajou o país para documentar o impacto do trabalho do NOSSAS, e como ele vem criando novas formas das pessoas influenciarem e ressignificarem a política.

SOBRE O NOSSAS

O NOSSAS é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve tecnologias de ponta para armar ativistas com ferramentas eficientes para reinventar e reconstruir a política.

PROJETO

Foram 4 Estados, 5 cidades. Mais de 40 pessoas entrevistadas. Do alto, filmamos em lugares como o Vidigal e os Arcos da Lapa no Rio, o Jardim Botânico e Paraisópolis em São Paulo, área de mangue em Porto de Galinhas e a falésia de Cabo Branco em João Pessoa.

CAMPANHAS

Ao todo, 12 filmes foram produzidos, entre eles, uma série que conta a história das conquistas das mobilizações políticas locais.

CIDADES

Contamos também as histórias das redes de mobilização de cidadãos Meu Rio, Meu Recife, Minha Sampa e Minha Jampa, e seus projetos.

ESTÉTICA E DIREÇÃO DE ARTE

Como linguagem visual das cenas, fotografamos ícones das cidades, trazendo um novo olhar para os lugares, com foco nos recortes de formas geométricas presentes na natureza e na arquitetura, linhas e padronagens do cotidiano.

DESIGN

Como parte do documentário, produzimos uma animação que abre o filme, contando um resumo do período histórico nacional, desde o Golpe de Estado em 1964.

Detalhe

Detalhe

O projeto de identidade visual do filme também foi criado pela Maranha.
Com as cores vibrantes do NOSSAS, fizemos uso de glitch art, explorando a estética do erro analógico ou digital, com formas e texturas irregulares.

Com uma estética que remetesse à publicações editoriais, colagens e intervenções em jornais e revistas, desenvolvemos o estudo de tipografia de cada filme produzido, adicionando elementos abstratos, mas que representassem cada cidade em sua essência.

TEASER

CRÉDITOS

Direção
Tiago Pereira

Produção Executiva
Daniela Teixeira
Tiago Pereira

Roteiro
Marcelo Gavini
Mariana Ribeiro
Victor Dias

Produção
Daniela Teixeira

Fotografia e Som Direto
Bruno Bertogna
Karoline Maia
Tiago Pereira

Direção de Arte
Lukas Doraciotto

Assistente de Direção
Karoline Maia

Montagem
Bruno Bertogna
Karoline Maia
Lukas Doraciotto
Tiago Pereira
Victor Dias

Finalização
Lukas Doraciotto
Tiago Pereira

Colorização
Lukas Doraciotto

Ilustrações
Lukas Doraciotto

Motion Graphics
Bruno Bertogna

Imagens Aéreas
Victor de la Rosa / Sabiá Imagens

Desenho de Som
Maurício Caetano – Estúdio Sala B

Imagens de arquivo
Abraão Bahia Lima
Cordel Filmes Arretados
Imagina Coletivo
Meu Rio
Minha Sampa
Todos Pelo Sancho

Traduções e Legendas
Matthew Bender

Trilhas sonoras
Cabruêra: Música Nova, Certo Sertão, Pa de Cabra / Cláudio Rabeca: Paisagem da Mata Norte / Constantina: Azul Marinho, Bagagem Extra, Bicicletas em Nossa Senhora de Copacabana, Colorir, Florentino Ariza, Juan, El Marinero, O Que O Momento Não Diz, Pequenas Embarcações, Treinando Para Ser Chuva / Deryck Cabrera: Funk Clav, Maybe / Jhony Bigodi: Você Tirou / Marcello Gugu: Kariri, Linda de Morrer / Nectar Do Groove: Mar Aberto, Rosa, Voo Da Viuva / Noturno Beats: Marujá / CD Rabequeiros de Pernambuco: A Roda do Vento, Depois Eu Penso, Ciranda Amarela / Rincon Sapiência: A volta pra casa.

Menu