ELEITAS

2020
ARTE/ANIMAÇÃO PARA WEB SÉRIE

“ELEITAS – Mulheres na Política” é uma série que apresenta diferentes formas de inovação política promovida por mulheres eleitas na América Latina – direção geral da documentarista @IsaBrant.

“O que acontece com a política quando mulheres são eleitas?”

Foi pensando neste conceito que a Maranha mergulhou nesse universo para produzir uma animação para cada episódio da série “ELEITAS – Mulheres na Política”, além da vinheta e do design de Letterings/GCs.

“Política é também um exercício de futuro. Esse futuro está sendo desenhado, agora mesmo, por mulheres de dentro e de fora dos espaços de poder. Mulheres que estão trabalhando para mudar o seu entorno, transformar a sociedade, ocupar a política e modernizar as instituições” – estudo @institutoupdate

Nosso processo começou através de uma dinâmica, feita com muita liberdade e simbolismos. Tentamos extrair do time criativo do projeto os sentimentos e as projeções imagéticas que eles estavam esperando, como: palavras, personalidades, situações, estados físicos e mentais etc.

Após inúmeras leituras e decupagem cuidadosa dos roteiros, organizamos um grande acervo físico de materiais visuais para compor a semiótica do projeto. Esse acervo foi catalogado por anatomias, situações cotidianas, arquiteturas, períodos históricos, botânica, formas geométricas, sensação de movimento, texturas, cores.

Esse conjunto de materiais criou uma identidade para as obras de arte produzidas exclusivamente para essa série. Colagens elaboradas uma a uma, a maioria em formato A2, com uma grande diversidade de técnicas, utilizando diferentes tipos de colas, vernizes, tintas em spray, óleo e acrílica, recortes com estiletes e tesouras, rasgos e amassados em diferentes texturas de papéis. Para algumas cenas específicas construímos maquetes para arquitetar a composição.

Todas as obras foram fotografadas e/ou filmadas em movimento: em raw, com lâmpadas halógenas e LEDS de diferentes cores.

Já no processo de composição digital e animação, a grande referência foi a locução da @anitta. Foi por sua narração que a gente deu a cadência, procurando as intenções que estavam nas falas, para montar uma sequência de cenas. Cada animação tinha seu próprio clímax, com expressões individuais de violências, rupturas, energias positivas, leveza, força, luta etc.

No final, uma revisão minuciosa frame a frame garantiu que o ritmo, a entrada de cada elemento, os movimentos gerais fizessem a devida contribuição para contar a história em imagens, junto com uma narrativa tão rica e poderosa: a força de tantas mulheres no poder, expressa nas múltiplas identidades latino-americanas!

EP#1 – “ELEITAS – Mulheres na Política”

O que é Paridade de Gênero?

Neste episódio, a gente ilustrou como “o bolo da festa” da política institucional é dividido de forma desigual entre homens e mulheres.

#Maranha #ELEITASMulheresNaPolitica

EP#2 – “ELEITAS – Mulheres na Política”

A Violência Política de Gênero.

Ainda pouco nomeado, este termo faz parte da vida de mulheres que estão dentro e fora da política. E são tantos os exemplos que a gente procurou demonstrar o conceito sem reproduzir esses atos tão presentes no cotidiano.

#Maranha #ELEITASMulheresNaPolitica

EP#3 – “ELEITAS – Mulheres na Política”

“Uma mulher na política, muda a mulher. Muitas mulheres na política, muda a política”.

Compreender que existe uma necessária mudança cultural foi de onde a gente partiu para representar graficamente este episódio, trazendo elementos da riqueza, pluralidade e da diversidade de identidades femininas da América Latina.

#Maranha #ELEITASMulheresNaPolitica

CRÉDITOS

Direção
Lukas Doraciotto
Tiago Pereira

Fotografia
Tiago Pereira

Direção de Arte
Lukas Doraciotto
Thiago Monteiro

Animação
Bruno Bertogna

 

Menu