Grilo, Correntina – BA
No Brasil, as desigualdades de classe, raça, gênero e território, entre outras, costuram
nossa trama social e impactam as travessias mais cruciais de nossas vidas:
a chegada de um bebê e a vivência da maternidade, a infância e a juventude, o acesso ou a falta de acesso à educação e a oportunidades de trabalho, a maturidade e o envelhecimento.
Cada uma dessas fases, carregadas de emoção, transformações, dores, alegrias e mistérios, tornam-se duras de serem vividas quando as desigualdades impõem suas barreiras. Elas aparecem sob diferentes formas de violência: racismo, sexismo, elitismo, homofobia, transfobia, capacitismo. Influenciam quem somos e quem deixamos de ser.
Já pensou em quem você seria ou em que lugar ocuparia numa estrutura social menos desigual?
Alter do Chão, PA
A série TRAVESSIAS DESIGUAIS conversa com pessoas que,
em suas histórias de vida e em seus cotidianos, levantam
questões relevantes para pensarmos em nosso
desenvolvimento como país (ou sociedade) e imaginarmos
formas de desmontar as desigualdades.
EP 01
MATERNIDADES
Cada uma dessas fases, carregadas de emoção, transformações, dores, alegrias e mistérios, tornam-se duras de serem vividas quando as desigualdades impõem suas barreiras. Elas aparecem sob diferentes formas de violência: racismo, sexismo, elitismo, homofobia, transfobia, capacitismo. Influenciam quem somos e quem deixamos de ser.
ancestralidade / origens / história do Brasil / mães e bebês
Serra do Padeiro, Olivença BA
EP 02
INFÂNCIAS E JUVENTUDES
Ouvimos os sonhos e sotaques de crianças e jovens das 5 regiões do país falando sobre escola, alimentação, crise climática e meio ambiente, brincar e ser criança no Brasil.
desenvolvimento / crianças / trabalho reprodutivo / proteção à infância
Sto. Inácio, Atins MA
EP 03
ESTUDAR E
TRABALHAR
As desigualdades no acesso à educação e trabalho dignos na cidade e no campo, segundo jovens estudantes, trabalhadores e ativistas brasileiros.
emprego e renda / educação / ciência / tecnologia / juventudes
Brasilândia, São Paulo SP
EP 04
MATURIDADES
Brasileiros e brasileiras entre 60 e 101 anos falam sobre seus amadurecimentos em meio às desigualdades do país, tratando de meio ambiente, vínculos familiares, comunidade trans, a vida com deficiência, saúde e espiritualidade.
previdência / saúde / idosos / perspectivas
Quilombo Sta. Rosa dos Pretos, MA
Podcast documental que busca traçar os impactos das desigualdades no destino de brasileiras e brasileiros, uma jornada que começa no dia que a gente nasce e vai depender de quem são os nossos pais e o nosso país.
Fugindo do lugar comum e subvertendo o que entendemos como igualdade e riqueza, não é só sobre ter dinheiro, emprego, educação. É também sobre ter o direito de sonhar, de desenvolver sua própria subjetividade. É sobre todos termos as possibilidades para que cada um de nós escolha e desenvolva sua própria potência.
EP#1
Ser no Brasil
Nossa personagem de apresentação – mulher, negra, periférica e do candomblé – nos leva a entender que “superar a desigualdade” não precisa significar ser financeiramente rico.
com Mãe Beth de Oxum
EP#2
Envelhecer no Brasil
A velhice é uma fase da vida que, para muitos brasileiros, é de deficiências – na economia doméstica, na saúde, nos cuidados e nas amizades.
Mas essa não é a única velhice possível: nossa capacidade de acumular afetos pode ser determinante na maneira como vivemos nossos últimos anos.
com Alexandre Kalache e
Maria de Lourdes Siqueira
EP#3
Sonhar no Brasil
A vida adulta é cheia de desafios. Estudamos, trabalhamos, amamos, temos filhos, construímos carreiras ou, em muitos casos, apenas tentamos sobreviver.
Como ser quem você sonha ser se não há oportunidades?
com Henrique Vieira e
Kwame Yonatan
EP#4
Trabalhar no Brasil
Falar de trabalho no Brasil passa necessariamente por falar de oportunidades e educação, temas que estão intimamente ligados ao racismo estrutural e aos atravessamentos das desigualdades na vida dos brasileiros e brasileiras.
com Adriana Barbosa e
Cida Bento
EP#5
Escrever o Brasil
Cultura é tudo que a gente é e faz, é tudo que está entremeado entre nascer, crescer, trabalhar e envelhecer.
E é também impossível de se roubar de alguém. Mesmo com todo o dinheiro e educação dado aos mais ricos, a cultura brasileira hoje (e sempre) sai das favelas.
com Conceição Evaristo e
Luiz Antônio Simas
EP#6
Crescer no Brasil
É impossível falar em mérito na corrida pela ascensão social quando o nosso destino começa a ser traçado no dia em que a gente nasce – dependendo de quem são os nossos pais e qual é o nosso país.
Acesso à pré-natal, à nutrição e a estímulos variados na infância são determinantes para pavimentar nossa jornada de vida.
com Ananda Marieta e
Benilda Brito
ONDE ESTAMOS
Nesses dois anos de projeto, partimos da pesquisa e produção do mapa de conhecimento sobre desigualdades no Brasil e acessamos pessoas e iniciativas das 5 regiões do país.
Dois episódios da série já estão em fase avançada de montagem, enquanto a primeira temporada do podcast está pronta para lançamento.
Quer somar com a desnaturalização das desigualdades no Brasil?
Realização
Apoio
Parceiros