GARUPA
2014
WEB SÉRIE

 

A Garupa é uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que se dedica a fazer do turismo sustentável uma ferramenta para a preservação dos patrimônios culturais e naturais do Brasil e para o desenvolvimento socioeconômico de seus rincões esquecidos – e fascinantes.

É também a primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos de turismo sustentável do Brasil. Desde o lançamento da Garupa, 11 iniciativas concluíram suas campanhas com sucesso, arrecadando mais de R$ 280 mil que agora beneficiam mais de 820 comunitários.

A Maranha ajudou a contar algumas dessas histórias.

AGRONÔMICA

O restaurante da Família Pires, em Agronômica, SC, a três horas de Florianópolis, é um pequeno empreendimento que serve comida colonial feita com ingredientes orgânicos cultivados na propriedade da família. O restaurante é parte da Associação Acolhida na Colônia, que valoriza o modo de vida do agricultor e realiza projetos de turismo rural para que as pessoas permaneçam no campo. No caso da Família Pires, o dinheiro captado na Garupa será investido na infraestrutura do restaurante.

FAZENDO ARTE COM O BARRO DO JEQUITINHONHA

Já viu as bonecas de barro criadas pelas artesãs do Vale do Jequitinhonha? E que tal integrar uma oficina com estas mulheres, em uma viagem de seis dias criada em conjunto com a Raízes Desenvolvimento Sustentável e uma curadora especialista nessa produção regional? O roteiro deverá reunir artistas, designers, artesãos e gente que busca uma experiência imersiva na arte do Jequitinhonha. O resultado dessa experiência será uma exposição em Belo Horizonte ou São Paulo com das peças produzidas nestas oficinas.

Resultados do projeto: fomentamos o roteiro do barro à arte, no Vale do Jequitinhonha, como um projeto-piloto liderado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável para estimular a comercialização de viagens turísticas na região.

DE BIKE PELA AMAZÔNIA

Bastam 30 minutos de barco para deixar Belém e mergulhar na Floresta Amazônica que rodeia Boa Vista do Acará, comunidade ribeirinha com 150 famílias. A associação local, junto ao negócio social Estação Gabiraba, há anos leva viajantes para um dia de degustação de fruta direto do pé, produção de farinha e biojoias, mergulho em igarapés e banho de cheiro com ervas locais. Agora eles querem comprar bicicletas pra juntar ao roteiro de um dia uma pedalada no meio da floresta.

CRÉDITOS

Direção
Tiago Pereira
Victor Dias

Produção e Pesquisa
Paula Arantes

Produção em campo
Imagina.vc
Apiário

Imagens
Tiago Pereira
Victor Dias

Roteiro
Piu Comunica para Garupa

Montagem e Finalização
Imagina.vc
Apiário

Menu