EDUCAÇÃO RESISTE

2019
AUTORAL

Do desmonte de conquistas históricas para a educação pública, surgem atos protagonizados por milhões de bolsistas, cotistas, secundaristas, educadores de todo Brasil.

Com leitura de contexto e visões de futuro de Viviane Mosé, este curta é um recado das ruas, que diz ser preciso levantar a cabeça e lutar por uma educação contemporânea, livre e para todas e todos.

Episódio #1 “Desinformação”

Ao contrário das declarações recentes do Ministro da Educação, praticamente todo o conhecimento científico produzido no Brasil vem das universidades públicas.

Episódio #2 “Retrocesso”

“A ideia de progresso já foi pensada de forma linear, mas isso é um erro. A transformação acontece em círculos. Então, o retrocesso é parte do processo”, Viviane Mosé.

Episódio #3 “Aprendizagem”

Nós temos direito a um desenvolvimento cognitivo amplo, mais do que adquirir muito conteúdo, porque o conteúdo está na rede.

Episódio #4 “O Sistema”

Hoje é possível afirmar que o Brasil tem um sistema educacional articulado entre municípios, estados e federação. Ainda tem muito o que melhorar, mas determinadas regiões já atingiram a meta de IDEB 7,0.

Sim, Educação Resiste.

Acompanhe a série #EducaçãoResiste nas redes da @maranhafilmes.

CRÉDITOS

Direção
Tiago Pereira

Produção Executiva
Tiago Pereira

Fotografia
Bruno Bertogna

Direção de arte
Lukas Doraciotto

Montagem e Edição
Bruno Bertogna e Tiago Pereira

Colorização
Lukas Doraciotto

Som
Bruno Bertogna e Tiago Pereira

Menu