EDUCAÇÃO JÁ!

2018
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, IDENTIDADE VISUAL

Brasil. 2018.

A CADA 100 CRIANÇAS, SÓ 53,7% SABE LER AOS 8 OU 9 anos.
40,8% DOS JOVENS NÃO CONCLUEM O ENSINO MÉDIO ATÉ OS 19 anos.
49% DOS PROFESSORES NÃO RECOMENDAM A PROFISSÃO.

Diante dessa necessidade, o TODOS PELA EDUCAÇÃO convidou a MARANHA para criar juntos o projeto de comunicação audiovisual do EDUCAÇÃO JÁ!, uma iniciativa suprapartidária que reúne especialistas, movimentos e instituições que estão trabalhando juntos para propor soluções e medidas urgentes para os próximos governos implementarem na Educação.

TODOS PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Todos Pela Educação é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e suprapartidária, fundada em 2006.

A atuação do Movimento é focada em contribuir para o avanço das políticas públicas educacionais e, nesse sentido, busca criar senso de urgência para a necessidade de mudanças, construir propostas técnicas e articular com o poder público, especialistas e demais atores do campo educacional.

O PROJETO

Fazem parte do projeto, além do filme – que apresenta uma proposta de estratégia nacional para os próximos governantes e um conjunto de medidas prioritárias a serem implementadas logo nos 100 primeiros dias, a criação de toda a identidade visual, posters para mídia OOH, e animações, como conteúdo de apoio da comunicação.

IDENTIDADE VISUAL

Mais que um logotipo e uma paleta de cores, o projeto deveria contemplar um sistema que possibilitasse diversas variações, uma vez que o volume de conteúdo produzido seria grande. Portanto a marca deveria ser percebida de modo consistente em todos esses materiais.

Além disso, a criação da identidade levou em consideração a linguagem da colagem, reunindo diversos elementos em uma composição, uma vez que a iniciativa EDUCAÇÃO JÁ foi fundamentalmente construída a partir da colaboração de um grupo plural de especialistas e profissionais da educação.

Assim como toda a comunicação, a logomarca utiliza-se de elementos associados aos universos da educação, com símbolos feitos a mão, textos em manuscrito, recortes de livros de história, uso de tintas e pincéis, digitais e analógicos.

COLAGEM ANIMADA

O filme principal abre contextualizando o cenário atual da educação no Brasil com uma animação de colagens, transitando por diversos cenários e personagens dessa história, apresentando dados de pesquisas, representando visualmente, a pluralidade da construção do documento feita com pessoas que pensam diferente.

Basta! Não dá mais pra tentarmos construir um país que não tenha como base, uma educação de qualidade para todos.

PRISCILA CRUZ, presidente-executiva do TODOS PELA EDUCAÇÃO

LETREIROS

As informações adicionais como letreiros, dados de pesquisas e o layout de apresentação com o nome dos entrevistados seguiram o sistema de design, com recortes de papéis sobrepostos e intervenções como rabiscos, rasuras e efeito marca-texto, presentes nas anotações em cadernos escolares.

ANIMAÇÕES

VOZES

Para as animações, o conceito de colagem foi aplicado usando vozes que foram gravadas em estúdio, como ponto de partida da narrativa. O desenho de som reuniu trechos dessas falas dando forma a trilha sonora de cada animação.


SIGA A MARANHA NO INSTAGRAM
E ACOMPANHE O MAKING OF DOS PROJETOS
1

PESSOAS

contribuíram com suas vozes e seus sotaques de paulistanos, baiano, mato-grossense, paraense, entre outros.

Colaboraram crianças, jovens, senhores, senhoras, de 4 anos à 62 anos de idade, com diversidade de gênero, cor de pele, entre profissionais da área das artes cênicas, estudantes do ensino fundamental e médio, professores, mães e o Gil, aposentado de 62 anos que se voluntariou e topou fazer parte do projeto só pela relevância social que ele tem.

LINHAS

Quadrantes. Cruzamento de linhas. Ângulos retos na vertical e horizontal, que formam compartimentos assimétricos.

Buscamos estimular o nosso olhar para explorar, tanto para as imagens de cobertura como para os planos de entrevistas, o uso de elementos na natureza, direção de arte em set, luzes e sombras, para compor seguindo o conceito de recortes e colagens, também na fotografia.

IMAGENS AÉREAS

MÍDIA OOH

PARA ONDE A EDUCAÇÃO TE LEVA?

A proposta de se fazer essa pergunta é estimular que a pessoa, ao ler, pense sobre o que conquistou a partir da Educação Formal. Inúmeros dados demonstram que o acesso à escola não garante o ensino de qualidade.

Ao mesmo tempo em que a população sabe que a educação é a possibilidade de alcançar seus sonhos, transformando suas condições sociais e econômicas; sua realidade.

O QUE FALTA PARA TRANSFORMAR NOSSO PAÍS?

Ao mesmo tempo em que a pergunta pode gerar um certo incômodo ao trazer muitas possibilidades como resposta, traz à tona o sentimento de urgência, colocando o indivíduo como ator também das mudanças que deseja que o país sofra.

Tem uma ideia ou projeto? Conta pra gente! 🙂
ola@maranha.com.br

FICHA TÉCNICA

Direção
Tiago Pereira

Direção de Produção
Paula Kimo

Produção Executiva
Tiago Pereira

Pesquisa
Suzane Jardim
Isabella Santos

Roteiro Doc
Suzane Jardim

Roteiro Animações
Luísa Guanabara

Workshop de Co-criação
Bruno Bertogna
Camila Izídio
Erre
João Santos
Luísa Guanabara
Rafael Ucha (Facilitador)
Suzane Jardim

Direção de Arte
João Santos
Lukas Doraciotto

Fotografia e Som Direto
Bruno Bertogna
Tiago Pereira

Fotografia adicional
Camila Izídio (Pujança)
Karoline Maia (Pujança)

Imagens Aéreas
Victor de la Rosa (Sabiá Imagens)

Montagem Doc
Tiago Pereira
Victor Dias

Montagem Animações
Diego Depane
Tiago Pereira

Ilustrações & Design gráfico
Erre
João Santos
Lukas Doraciotto

Redação Publicitária
Isabella Santos

Colorização
Lukas Doraciotto

Animação
Bruno Bertogna

Finalização
Bruno Bertogna
Lukas Doraciotto
Tiago Pereira

Desenho de Som
Diego Depane
Tiago Pereira

Assistência de Produção
Camila Izídio (Pujança)

Assistência de Direção
Karoline Maia (Pujança)

Making Of
Camila Izídio (Pujança)

Locução
Bernardo Canim Saidel
Bruno Barbosa
Digo Castello
Gil
Laura Aguiar
Luíza Aguiar
Paulo Sérgio Ribeiro
Regina Hennies
Tainah Figueiredo
Theodora Charbel
Zivalda Alves

Administração & Contratos
Gisele Rocha

Cliente
Todos Pela Educação

Menu